Visualizações

sábado, 15 de janeiro de 2011

"Conhece-te a Ti mesmo"


"Conhece-te a Ti Mesmo" (Sócrates)

Descobri tardiamente que para compreender o mundo é necessário antes compreender a si mesmo.
O processo de aceitação do que somos hoje nos permite caminhar mais rápido para aquilo que pretendemos ser.
Quando não aceitamos o que somos desenvolvemos uma autocobrança, muitas vezes isso se transforma em autopiedade,  e a pior sensação da vida de alguém muito provavelmente está relacionada ao fato de sentir pena de si mesma.
Já vivi muitas fases das quais emergi repleta de pseudomotivações. Fiz planos infalíveis. Já criei grandes expectativas. Como uma criança que constrói um castelo de areia sem se preocupar que as ondas do mar venham e desmoronem tudo em poucos segundos.
Nunca parei para me compreender, não havia parado para perceber a razão das minhas angústias com relação a vida, ao mundo e tudo mais. Mesmo assim queria insistentemente achar a cura para elas. Durante todo esse processo, fiz várias descobertas que me levaram a caminhos aparentemente seguros (aparentemente). Até conseguir me libertar precisei gastar um pouco de tempo, orgulho e dinheiro. Muita gente passa a vida inteira se martirizando por conta de uma dessas três coisas. Ou das três ao mesmo tempo.
'Conhece a Ti mesmo' é a primeira compreensão humana pra se chegar a um equilibrio na vida. Aceitar a não existência de certa habilidade ou talento não significa fracassar, mas simplesmente admitir seus limites e não ficar insistindo naquilo que não vai prosperar.
Uma pessoa deve ser livre para acreditar naquilo que lhe faz bem e que a engradece como pessoa. Seja uma cultura, uma filosofia ou uma religião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário