Visualizações

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Tolerância



"Nada é mais difícil do que a arte das manobras, e mais difícil ainda é tornar direto o percurso aparentemente desviado e transformar os infortúnios em vantagens."
(Sun Tzu)


Nada me causa profunda admiração quanto a tolerância. Algumas raras pessoas possuem uma habilidade sobre-humana de aceitar os infortúnios de suas vidas como aprendizado e, fazem disso uma oportunidade para seu crescimento.

Ontem apesar de ter tido um dia bom, no final dele passei por algo que me tirou a tão valiosa paz interior. Precisei "manobrar" uma situação delicada. Somente aqueles que conseguem desenvolver essa arte das manobras conseguem atingir metas sem se deixar abater pelos inevitáveis desafios da vida.

A frase que postei hoje, eu li no livro a Arte da Guerra escrito pelo general e filósofo Sun Tzu há cerca de 500 anos a.C.. Embora eu abomine e ache a guerra uma coisa completamente desnecessária (porque milhões de pessoas inocentes não precisam morrer por causa do orgulho nefasto e inconsequente de  homens que se julgam donos do mundo). Mas acredito que esses ensinamentos não são aplicados somente à guerra em si, mas às guerras que travamos no dia a dia. Viver não é fácil, e ter que pensar como um general astuto e
ter uma estratégia na vida é algo que pode facilitar e muito o alcançe de nossas boas ambições.

Ao ler isso, pensei em aplicar esse pensamento NÃO para fazer guerra com as pessoas, mas para que elas sejam evitadas. E a única forma de conseguir isso é usando uma coisa chamada tolerância. Talvez ter que aceitar certas coisas calado, perdoar o defeito de alguém, ouvir "nãos" e mesmo assim continuar otimista ou simplesmente ceder a razão,  afinal ceder a razão não significa perdê-la.

Fica o aprendizado:
Manobrar os desafios da vida, tornar os caminhos mais curtos e ver vantagens mesmo ao se deparar com certos infortúnios.

Um comentário:

  1. lindos:imagens,textos,blog e a autora
    nao respectivamente
    a ordem fica a criterio de cada um!
    bjos

    ResponderExcluir